(Informação à Impresa)
A Associação das Marcas de Retalho e Restauração (AMRR) está disponível para um entendimento que leve a alterações aos horários das lojas e restaurantes nos centros comerciais mas discorda de qualquer tentativa de encerramento aos domingos e feriados.
Na sequência da discussão pública iniciada pela apresentação de uma petição na Assembleia da República com o objectivo de encerrar o “comércio aos domingos e feriados”, da autoria do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal, a Associação de Marcas e Restauração (AMRR) levou a cabo uma auscultação junto dos seus associados que revelou que 93% têm disponibilidade para uma revisão dos horários das lojas e restaurantes, tanto nos dias de semana como fins de semana e feriados.
Já a análise extraídos dados do Relatório REDUNIQ INSIGHTS – referente ao mês de Maio de 2024 desenvolvido pela UNICRE através de serviço contratualizado com a AMRR, revela que os dias de maior movimento (em número de transações) nas lojas e restaurantes localizados em centros comerciais são precisamente as “sextas-feiras, seguido das quintas-feiras, quartas-feiras e sábados.” Por outro lado, este estudo revela também que, em média, nos centros que fecham às 24 horas “apenas 4% do número de vendas, nos centros comerciais, ocorre a partir das 22 horas.”
Todos estes dados revelam que o ajustamento dos horários é uma necessidade que favorece todas as partes envolvidas, tanto os clientes, como os lojistas e os trabalhadores e os próprios centros comerciais.
Para Miguel Pina Martins, Presidente da Direção da AMRR é “oportuno fazer ajustes nos horários dos centros comerciais, não só porque os hábitos de consumo mudaram, mas sobretudo porque há uma crescente preocupação das empresas com o bem estar dos trabalhadores”. Por outro lado, considera “precipitado e até contra o interesse tanto de clientes como dos nossos associados, e dos próprios trabalhadores, encerrar de imediato aos domingos e feriados”. Num contexto onde é cada vez mais difícil recrutar pessoas, Pina Martins diz que “é mais sensato apostar numa redução dos horários e depois avaliar os seus impactos” e “ distinguir a restauração que deverá encerrar sempre uma hora após os restantes”.
Sobre a AMRR
A Associação de Marcas de Retalho e Restauração foi criada em 2020 para representar e defender 130 marcas dos setores do Retalho e Restauração que, em conjunto, detêm cerca de 3000 lojas em cerca de 120 conjuntos comerciais em Portugal Continental e Ilhas.
Qualquer esclarecimento contactar Duarte Marques pelo número 912525351.